O IPV dispõe de um corpo docente qualificado e de todas as valências indispensáveis para uma formação de qualidade, conjugando em perfeita harmonia as infraestruturas pedagógicas e de investigação dos seus variados cursos e áreas de estudo, com os espaços sociais, de lazer, bem-estar e de apoio aos estudantes. Laboratórios, salas de aula, pavilhões oficinais, centros de informática, rede de bibliotecas, campus virtual (rede wireless e e-learning), entre outros espaços devidamente equipados com a contemporaneidade tecnológica adequada.
Mas também com centro de investigação; serviços médicos, de Psicologia, de empreendedorismo e de inserção na vida ativa; edifício multiusos; centro de artes (CAFAC); aula magna; estúdios de televisão e televisão on-line; entre outras valências.
Espaços propícios para uma vida académica plena: pavilhão desportivo, campo de futebol relvado, courts de ténis, polivalentes descobertos e zonas verdes, três residências de estudantes, refeitórios, bares e snack-bares e amplos parques de estacionamento.
Viseu, região central de Portugal, zona de planalto, a meio caminho entre o oceano Atlântico e a fronteira espanhola, rodeada de montanhas, sendo atravessado por vários rios e seus afluentes.
Viseu, uma cidade histórica, partilhou o nascimento, as crises e as glórias de Portugal. De geração em geração, a cidade foi herdando variados e importantes monumentos, testemunhos da sua história.
O grande número de espaços verdes dispersos pela cidade conferiu a Viseu o epíteto de “Cidade Jardim” tendo sido eleita pelos portugueses, a melhor cidade do país para viver, onde a saúde, a educação, a mobilidade e o meio ambiente proporcionam um ambiente de plena harmonia.
Uma cidade com cultura todo o ano, rica em gastronomia e onde se pode admirar objectos de artesanato típico da região.