O campus IPBeja tem 4 escolas, residências e serviços de apoio aos estudantes, localizados em um único espaço a 5 minutos do centro histórico da cidade, onde estão localizados os principais centros de vida noturna.
Um campus perfeitamente integrado na rede urbana da cidade, adjacente ao hospital distrital e servido por transportes públicos, ligando-o a estações de autocarros e comboios, assegurando igualmente que o IPBeja está ligado a centros de aprendizagem agrícola localizados perto da cidade.
Para acomodar estudantes que escolhem residências académicas, o Instituto tem 400 camas, distribuídos em 5 residências modernas perto do Campus IPBeja, na cidade.
Uma refeição no refeitório do IPBeja custa 2,30 euros e entre 5 a 7 no restaurante.
As deslocações na cidade podem ser feitas nos transportes públicos, a um preço muito económico, de bicicleta ou mesmo a pé visto que as distâncias entre o centro da cidade e o Campus do Politécnico são curtas.
O IPBeja situa-se numa das cidades mais seguras de Portugal, permitindo a fruição de um espaço público de grande qualidade, onde as quentes noites de verão favorecem a diversão e o convívio sob um imenso céu estrelado, tão perto da reserva Dark Sky Alqueva; tal como os dias longos e luminosos favorecem a descoberta de uma das regiões menos poluídas da Europa, caracterizada pela riqueza da sua biodiversidade, beleza paisagística da sua planície e do seu montado.
o IPBeja está equidistante entre Lisboa (177km) e Sevilha (217km); a 110 km de Sines, com seu porto de águas profundas, ponto intermédio de uma faixa costeira entre Tróia (com os seus 65km de praias de areia branca) e o Cabo de S. Vicente, localizado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, já no Algarve. A cidade de Beja é servida por transportes rodoferroviários
Beja é uma cidade relativamente pequena sem a inflação dos locais muito turísticos. Normalmente um estudante gasta cerca de 150 euros mensais, em alojamento.