Clima
& Geografia
Cultura
& Gastronomia
Viagens
& Transportes
Sistema
de Saúde
Na Europa, a 2h30 de Londres ou de Paris, Portugal converge com outros dois continentes: africano e americano. O seu território tem uma área total de 92 090 km², distribuídos entre o continente e as duas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
No continente, faz fronteira com Espanha a Norte e Leste, enquanto a sua Sul e Oeste faz fronteira com o oceano Atlântico, o que resulta em mais de 850 km de costa e cerca de 450 lindíssimas praias, indispensáveis num país onde os verões são quentes e secos e o inverno, ameno.
Com uma história de quase 900 anos, constantemente recordada pelos muitos monumentos e tradições que conserva, Portugal partilha consigo não só um passado glorioso como também novos caminhos de conhecimento para o futuro.
O clima tende a ser temperado durante todo o ano, com verões longos e quentes, primaveras e outonos amenos e invernos relativamente suaves. Na região sul contam-se quase 300 dias de sol por ano.
A cultura portuguesa resulta da mistura de influencias de uma grande diversidade de povos. Alguns habitaram a região ainda antes das fronteiras definidas, como os Celtas, os Iberos, os Romanos, depois os Árabes; já mais tarde, aquando dos descobrimentos, foi a vez de bebermos de povos da Índia, de África, da Ásia e das Américas.
De toda esta multiplicidade resultou uma cultura única com ascendências que se manifestaram, e manifestam até hoje, na literatura, gastronomia, arquitetura, música e em tantos costumes e tradições típicos do país.
A cozinha portuguesa varia bastante de região para região, pois baseia-se muito em ingredientes locais. Como é um país onde facilmente se encontram carnes, peixes e vegetais de muita qualidade, não será difícil satisfazer as preferências de cada um.
Os pratos típicos não são especialmente leves. Todavia, recomenda-se experimentar, pelo menos uma vez, um Cozido à Portuguesa, uma Feijoada à Transmontana, umas Migas à Alentejana, uma Sopa de Cação… Se for demasiado, existe sempre a opção mais leve de um peixe fresco grelhado.
Quando se vive em Portugal, viajar é ótimo, e é fácil.
Quem quiser viajar cá dentro, e conhecer melhor esta terra com tanto para oferecer, pode fazê-lo em qualquer fim de semana já que as distâncias não são grandes, e o país está bem equipado em transportes e infraestruturas rodoviárias e ferroviárias. De carro, autocarro ou comboio, em pouco tempo está em qualquer lugar.
Quando a disponibilidade de tempo for maior, o resto da Europa está toda aqui ao lado, (literalmente), muito acessível e também com boas ligações aéreas e terrestres.
Em Portugal existe a filosofia de que a saúde é um direito e deve ser acessível a todos. Cidadãos Nacionais ou estrangeiros.
Assim, quem vem estudar para Portugal, mesmo que proveniente de um destino fora da UE, pode ter acesso gratuito (ou quase) à saúde. Basta que, para isso, faça uma inscrição para estrangeiros no Serviço Nacional de Saúde.
Porém, pode também optar pela saúde privada, subscrevendo um seguro que lhe dará acesso a uma rede hospitalar composta por modernas e bem equipadas unidades, geograficamente distribuídas no País e, cada vez mais preparadas para acolher pacientes estrangeiros.